A Semana Santa é um convite à mesa farta com pratos à base de peixe e frutos do mar — tradição que movimenta não só a cozinha, mas também o universo das harmonizações. E para quem quer fugir do óbvio e acertar na escolha da bebida, reunimos especialistas que indicam vinhos e cervejas que casam perfeitamente com os sabores do mar.
A especialista em cervejas e sócia do Tank Brewpub, Julia Fraga, tem dicas certeiras para quem vai apostar em pratos mais tropicais, como a Moqueca, seja de peixe, camarão ou os dois.
“A moqueca é um prato cheio de potência, com bastante gordura, aroma e sabor, principalmente por conta do molho e temperos. O leite de coco e as especiarias tendem a dominar, então é melhor evitar cervejas muito leves. A dica é ir com uma West Coast IPA, que traz aquele caráter resinoso dank, mas sem perder a refrescância dos aromas cítricos. O teor alcoólico mais elevado também ajuda a limpar o palato e preparar para a próxima garfada.”
Julia também aconselha a combinar cervejas Sours com o atum, peixe que está em alta no momento. “Esse peixe é superversátil. Em cortes mais magros, seja selado ou cru, ele pede leveza e frescor. As Sours são ótimas nesse caso, especialmente as de frutas. A acidez dessas cervejas realça a delicadeza do atum, ainda mais se ele vier com molhos leves, cítricos ou frutados.”

FOTO: Divulgação Brewpub/ Tank Fábio Comolatti
Agora, quando se trata de vinhos, o bacalhau permite diversas possibilidades de harmonização — e tudo depende do modo de preparo.
Manoel Lima, do Marena Cucina, e Valquiria Pereira, do Varanda Dinner, dizem que o bacalhau gratinado vai muito bem com vinhos brancos mais estruturados, como um bom Chardonnay. Já se ele for assado ou servido com legumes, a dica é apostar em vinhos mais leves, como os da região dos Vinhos Verdes, feitos com a uva Alvarinho.
Já Diogo Robert, do restaurante Donna, aconselha aqueles que forem misturar o bacalhau com uma massa, como em um Fettuccine com confit de bacalhau e molho de açafrão: “para esses casos, indico vinhos portugueses feitos com a uva Arinto, que tem acidez elevada e equilibrada, ótima para pratos com estrutura. Vinhos brancos com blend de Antão Vaz, Arinto e Roupeiro também funcionam muito bem — especialmente os que passam por barrica e ganham cremosidade.”

FOTO: Divulgação Donna/ Rodolfo Regini
“Para bacalhau e frutos do mar no geral, busque vinhos com boa acidez e estrutura. Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Riesling, Torrontés e Albariño são ótimas opções. E se você é do time do vinho tinto, escolha rótulos mais leves e frescos, feitos com Gamay ou Pinot Noir”, orienta Michelly Ramona, do Tuy Cocina.
Na dúvida, vá pelo contraste: pratos mais gordurosos pedem bebidas com boa acidez ou teor alcoólico para limpar o paladar. Já pratos mais delicados se beneficiam de bebidas leves e refrescantes. Com essas sugestões na manga, é só escolher o prato e brindar!

FOTO: Divulgação Tuy Cocina/ Rubens Kato
_________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTOS: Divulgação Divulgação Brewpub/ Tank Fábio Comolatti, Divulgação Donna/ Rodolfo Regini e Divulgação Tuy Cocina/ Rubens Kato
The post Aprenda a harmonizar vinhos e cevejas com peixes e frutos do mar first appeared on GoWhere – Lifestyle e Gastronomia.