FOOD SERVICE: o serviço mais do que essencial em grandes eventos como o Carnaval

 

Cerca de 53 milhões de foliões e faturamento de R$ 12 bilhões em todo o Brasil. Essa foi a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Ministério do Turismo para o Carnaval 2025, que, em muitos Estados, foi o mais lucrativo desde 2015.

 

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Governo fluminense divulgou recentemente que o Carnaval 2025 rendeu ao setor de serviços do Estado do Rio de Janeiro o melhor desempenho desde 2015, com taxa de ocupação de 98,62% no setor hoteleiro, enquanto o setor de bares e restaurantes registrou um crescimento de 40% em relação a 2015, e de 20% na comparação com 2024. Com isso, o impacto positivo do período de folia na economia chegou a R$ 6,5 bilhões. Em São Paulo, capital, a Prefeitura calculou 16 milhões de foliões, com movimentação de R$ 3,4 bilhões e geração de 50 mil empregos diretos e indiretos entre 22 de fevereiro e 9 de março. Já conforme dados compartilhados pelo Governo de São Paulo, o Carnaval 2025 gerou um impacto econômico de R$ 6,7 bilhões em todo o Estado, segundo cálculos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

 

Foliona com produto da rede Nanica no Carnaval 2025 – Foto: Divulgação

 

Fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foram movimentados R$ 1,2 bilhão durante 23 dias de festa, de acordo com dados da Prefeitura da cidade. Em Pernambuco, o período de folia rendeu R$ 3,3 bilhões, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, segundo o Governo Estadual. E, na Bahia, o Carnaval 2025 atraiu cerca nada menos que 3,5 milhões de turistas, injetando R$ 7 bilhões à economia, também conforme informações do Governo do Estado baiano.

 

Este ano a Rede Food Service acompanhou de perto as operações de Food Service no Camarote Bar Brahma e sambódromo de São Paulo, como veículo especializado do setor.

 

Nesse positivo cenário, o setor de food service se destaca, já que é o que, literalmente, abastece os foliões para poderem curtir os dias de festa nos blocos, festas e/ou camarotes espalhados pelo Brasil a fora. Afinal, “o food service é absolutamente essencial durante grandes festas como o Carnaval. O evento é uma verdadeira maratona de diversão e os foliões precisam de opções rápidas, práticas e de qualidade para se alimentar e se manter energizados. A Conservas Olé tem um cuidado especial em toda a produção de seus produtos, desde o cultivo até a entrega final. E, para nós, uma boa alimentação é fundamental não só para o bem-estar, mas também para enriquecer a experiência da folia. Além disso, a comida é uma forma de fortalecer a identidade do evento, como vimos no Camarote de Carlinhos Brown, em Salvador, onde os pratos regionais e tradicionais se conectam com a cultura local, oferecendo uma experiência ainda mais completa e abrangente. Portanto, o food service não faz apenas a diferença, mas é um dos pilares que destacam para que o Carnaval seja vivido de forma intensa e prazerosa. Por isso, trazemos produtos de qualidade para que os grandes chefs brilhem ainda mais em seus pratos”, afirma Renata Auricchio, Diretora Executiva da Conservas Olé.

 

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Foleona saboreando produto Bem Brasil no Carnaval 2025 – Foto: Divulgação

 

João Ricardo Coleoni, Diretor Comercial da Bem Brasil, acrescenta que “o food service desempenha um papel essencial durante o Carnaval. Os foliões buscam praticidade e rapidez na alimentação e a batata frita é um dos alimentos que é uma escolha perfeita para esse momento. Os nossos produtos são de fácil preparo e ficam prontos em poucos minutos, permitindo que bares e restaurantes atendam a alta demanda com agilidade e o sabor incomparável da Bem Brasil. Além disso, a procedência segura dos alimentos é fundamental para garantir que as comemorações não sejam interrompidas por preocupações com qualidade. Por isso, acreditamos que oferecer produtos confiáveis e de preparo rápido faz toda a diferença na experiência do público durante o Carnaval”, relata.

 

Marina Gargiulo, Gerente de Branding e Sustentabilidade na Nespresso, reforça que “o food service é um elemento essencial para a experiência do público durante o Carnaval, garantindo opções de qualidade, praticidade e inovação gastronômica.  A presença de Nespresso na Sapucaí exemplificou como o café pode ser integrado a momentos festivos de maneira sofisticada e refrescante. A aposta nos cafés gelados mostrou-se uma alternativa ideal para o clima quente do Carnaval, oferecendo uma experiência única e diferenciada ao público. No setor hoteleiro, a oferta de bebidas geladas no café da manhã e nos bares dos hotéis parceiros também reforçou essa tendência, permitindo que os hóspedes explorassem novas formas de consumo do café em diferentes ocasiões. A inovação e a adaptação às necessidades do consumidor são fundamentais para o sucesso do food service em grandes eventos e a Nespresso continua investindo nesse mercado com soluções que aliam qualidade, experiência e novas tendências de consumo”, divide.

 

Antonio Carlos Nasraui, CEO da Rei do Mate, endossa que “o food service é realmente essencial em grandes eventos como o Carnaval. A festa reúne milhares de pessoas por longas horas, muitas delas em deslocamento contínuo, o que torna a oferta de alimentação acessível e de qualidade uma parte fundamental da experiência. Contar com boas opções de comida e bebida não só garante o bem-estar dos foliões, mas também contribui para que eles possam aproveitar melhor a festa. Além disso, marcas que marcam presença nesses eventos criam uma conexão direta com o público, reforçando a sua identidade e relevância no dia a dia dos consumidores”, complementa.

 

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Foliões saboreiam produtos SEARA no Carnaval 2025 – Foto: Janes Fabricio – Rede Food Service

 

Eduardo Rodrigues, Head do Camarote Bar Brahma, reafirma que “o food service é um dos pilares fundamentais para a experiência do público em grandes festas como o Carnaval. No Camarote Bar Brahma, acreditamos que a gastronomia não é apenas um detalhe, mas sim parte da imersão e do conforto do folião. Após horas de muita animação, bons drinks e shows, ter opções de alimentação de qualidade garante que o público mantenha a energia e aproveite ao máximo a festa. Além disso, um bom serviço de food service contribui para a segurança e bem-estar dos foliões, oferecendo opções equilibradas e reforçando a hidratação ao longo do evento. No nosso camarote, levamos isso a sério, trazendo curadoria gastronômica diferenciada, com pratos assinados por chefs renomados e uma variedade que atende a todos os gostos, desde opções leves até as mais indulgentes. Afinal, o Carnaval é uma experiência completa e a comida tem o poder de tornar esse momento ainda mais memorável”, garante.

 

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Operação de alimentação no sambódromo em São Paulo – Foto: Janes Fabricio – Rede Food Service

 

José Luiz Sinti, Gerente de Patrocínios do Grupo Petrópolis, assinala ainda que, “cada vez mais, o público que vai a eventos de grande porte espera encontrar uma estrutura completa de acolhimento, incluindo comida e bebida de qualidade. O sucesso de um evento depende disso tanto quanto depende da qualidade dos artistas que se apresentam. Pois, por melhor que tenha sido um show, ninguém sairá satisfeito, se a cerveja tiver sido servida quente e a comida fria. Ou, se a infraestrutura deixar a desejar, seja um banheiro sujo, uma ambientação mal-acabada ou até goteiras dentro do espaço interno, em caso de chuvas fortes. Nesta edição do Camarote Bar Brahma, por exemplo e que celebrou os 25 anos do espaço, trouxemos 17 marcas de food service dos mais variados gostos e para agradar a todo tipo de público, que estavam distribuídas em toda a praça de alimentação do espaço, assim como no setor da Varanda VIP, que contava com estações exclusivas para essa área. Além disso, os camarotes corporativos contaram com cardápio assinado pelo chef Onildo Rocha, do Notiê, e o receptivo no Expo Center Norte contou com estações de comida do Bar Brahma, com feijoada, outra do Jacaré Grill, com carnes e assados, e outra do Bar Léo, com petiscos, além de itens produzidos pelo Café Girondino, como bolos e doces no café da manhã. O espaço também contou com 10 marcas de bebidas. Assim, tivemos uma grande variedade de comidas, todas com marcas ativando! Em resumo, tivemos opções diversificadas e para todos os gostos, além do buffet do receptivo, com uma vasta variedade”, exemplifica.

 

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BEM BRASIL NO CARNAVAL 2025

 

De acordo com Coleoni, Diretor Comercial da Bem Brasil, “o Carnaval 2025 foi extremamente positivo para a Bem Brasil. Tivemos boas vendas durante o mês de fevereiro, reflexo da nossa estratégia de abastecimento antecipado. O varejo se prepara com antecedência para essa alta demanda e a nossa equipe Comercial trabalhou em conjunto com os distribuidores e pontos de venda para garantir que os produtos chegassem ao consumidor final no momento certo. Além disso, a nossa participação no Camarote do Bar Brahma foi um grande sucesso, reforçando a conexão da marca com o público e a presença em momentos de celebração. Esse planejamento fortalece a Bem Brasil como uma referência em qualidade e sabor para os brasileiros”, divide.

 

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João Ricardo Coleoni, Diretor Comercial da Bem Brasil – Foto: Divulgação

 

O Diretor Comercial da Bem Brasil compartilha também que “o Carnaval é um dos períodos de maior movimentação turística do ano e a Bem Brasil atuou estrategicamente para garantir que os nossos produtos estivessem disponíveis nos principais polos de festa do país. Reforçamos a distribuição para regiões como Nordeste (Bahia) e Sudeste (Rio de Janeiro), garantindo que supermercados, bares, lanchonetes e restaurantes estivessem bem abastecidos para atender a alta demanda. Além disso, estivemos presentes no Camarote do Bar Brahma, um dos espaços mais disputados do Carnaval de São Paulo, onde nossas batatas foram servidas junto aos lanches da hamburgueria Johnny Rockets. Essa parceria reforçou ainda mais a presença da Bem Brasil em momentos especiais, levando sabor e qualidade para os foliões que curtiram a festa em grande estilo”, garante.

 

NESPRESSO NO CARNAVAL 2025

 

Segundo Gargiulo, Gerente de Branding e Sustentabilidade na Nespresso, “o Carnaval 2025 marcou a estreia de Nespresso na Sapucaí com ativações nos camarotes Nº1 e Nosso Camarote. Com um bar próprio em ambos os espaços, a marca apostou em experiências premium, destacando a versatilidade do café, com foco na promoção das receitas e formatos gelados, quebrando o consumo tradicional e convidando os consumidores para descobrirem o novo. Drinks exclusivos foram desenvolvidos para reforçar a campanha “Unforgettable Mediterranean Summer” e proporcionar ao público um consumo refrescante e sofisticado. Além disso, no segmento de hoteleiro, a Nespresso Professional, solução B2B da marca, esteve presente em hotéis de alto padrão como o Grand Hyatt Rio de Janeiro e o Sheraton Grand Rio. Nesses estabelecimentos, hóspedes e clientes do Day Use puderam degustar drinks gelados com cafés da marca e desfrutar de uma experiência completa com opções refrescantes no café da manhã. A cenografia das piscinas desses hotéis também foi assinada por Nespresso, conectando a experiência sensorial do café ao conceito do Verão em uma das cidades mais icônicas no Brasil e que domina o imaginário do brasileiro quando falamos sobre Verão e clima tropical: o Rio de Janeiro”, realça.

 

Na avaliação da Gerente de Branding e Sustentabilidade na Nespresso, “o Carnaval 2025 foi um marco para a Nespresso, consolidando a nossa conexão com o público brasileiro em um dos maiores eventos do país e expandindo o nosso impacto tanto no food service, quanto no consumo doméstico. A estreia nos camarotes da Sapucaí reforçou o posicionamento da marca em experiências premium, enquanto a forte presença no setor hoteleiro garantiu que a Nespresso estivesse presente em diferentes momentos da jornada do consumidor. Isso demonstra a versatilidade do café de alta qualidade, que vai além do tradicional café da manhã ou pós-almoço, podendo ser apreciado em diversas ocasiões. O grande destaque foi a aposta nos cafés gelados, um movimento que vem crescendo globalmente. Na Nespresso, nós não apenas estamos atentos às tendências e às novas necessidades do público, como temos a expertise para desenvolver cápsulas de café especialmente para serem combinadas com gelo ou serem usadas em receitas/drinks gelados – sendo uma ótima alternativa para o brasileiro, amante de café, seguir tomando a bebida durante a estação mais quente do ano. Além das ativações presenciais, a campanha de Verão de Nespresso impactou milhões de pessoas por meio de ações estratégicas de mídia e presença digital, ampliando ainda mais a visibilidade da marca e consolidando sua conexão com os consumidores. Assim, o saldo do Carnaval 2025 é extremamente positivo e a marca segue focada em impulsionar inovações e proporcionar experiências diferenciadas para os amantes do café de alta qualidade em todo o Brasil”, comemora.

 

CONSERVAS OLÉ NO CARNAVAL 2025

 

Auricchio, Diretora Executiva da Conservas Olé, relata que, “durante o Carnaval 2025, o nosso trabalho foi marcado pela dedicação em oferecer uma alimentação de alta qualidade aos foliões, no Camarote Brown by Lícia Fabio, um dos camarotes mais exclusivos do circuito Barra-Ondina, em Salvador, na Bahia. Para essa ocasião, preparamos uma variedade de pratos que atenderam a diferentes gostos, incluindo Bruschetta com Tomates Pelados Olé, Milho Verde Olé na Manteiga, Penne ao Molho de Tomate Manjericão Olé e a nossa deliciosa Goiabada Cremosa. Um dos maiores sucessos do nosso cardápio foi a Moqueca de Siri, preparada por Dona Madá, mãe de Carlinhos Brown, com o nosso exclusivo Tomate Pelado, que encantou a todos com seu sabor inconfundível. Foram distribuídas mais de cem porções para os foliões do Camarote Brown. E, com certeza, a presença de Dona Madá foi um diferencial importante, trazendo um toque especial à nossa participação no evento”, revela.

 

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Renata Auricchio, Diretora Executiva da Conservas Olé – Foto: Divulgação

 

Para a Diretora Executiva da Conservas Olé, “o balanço do nosso trabalho durante o Carnaval 2025 foi extremamente positivo, pois conseguimos não apenas fortalecer a presença da nossa marca, mas também estreitar ainda mais os laços com os foliões e com o mercado local. O Carnaval 2025 foi, sem dúvida, um marco para a Conservas Olé, já que reafirmou o nosso compromisso com a excelência e a inovação, consolidando a Conservas Olé como uma marca presente, relevante e essencial no mercado de food service. Com isso, estamos prontos para continuar nossa jornada e mostrar a nossa força, a nossa qualidade”, assegura.

 

REI DO MATE NO CARNAVAL 2025

 

Nasraui, CEO da Rei do Mate, compartilha que, “neste ano, marcamos presença em dois grandes pontos de celebração no Rio de Janeiro durante o Carnaval. Fomos, novamente, um dos patrocinadores oficiais do Bloco Areia do Leblon, no Rio de Janeiro. Além disso, estivemos no Sambódromo com duas operações estrategicamente posicionadas para atender o público que foi prestigiar os desfiles das escolas de samba. A nossa missão no Carnaval 2025 foi oferecer produtos de qualidade, combinando sabor e conveniência para quem queria aproveitar a festa sem abrir mão de uma boa alimentação”, explica.

 

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Antonio Carlos Nasraui, CEO da Rei do Mate – Foto: Divulgação

 

Como balanço das ativações da marca, o CEO da Rei do Mate entende que “a nossa presença no Bloco Areia do Leblon e no Sambódromo nos permitiu interagir diretamente com o público, reforçando o posicionamento da marca e garantindo uma experiência diferenciada. Além disso, foi uma excelente oportunidade para entender melhor as preferências do consumidor em grandes eventos e aprimorar a nossa atuação para futuras edições”, acredita.

 

GRUPO PETRÓPOLIS NO CARNAVAL 2025

 

Luiz Sinti, Gerente de Patrocínios do Grupo Petrópolis, revela que, “tradicionalmente, o Grupo Petrópolis tem uma presença marcante no Carnaval, que é um dos momentos mais importantes do ano para as vendas do setor, ficando atrás apenas das festas de fim de ano, em volume de vendas. E, este ano, não foi diferente. Levamos as nossas marcas Itaipava, Petra e TNT para mais de 50 ativações no pré e durante o Carnaval, em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. A marca Itaipava esteve presente de maneira muito robusta na Bahia e em Pernambuco justamente por ser a cerveja com maior market share no Nordeste. A marca que é líder na Bahia patrocinou na cidade os camarotes Villa e Planeta Band, além do bloco Coruja, da cantora Ivete Sangalo, que é embaixadora da marca. Itaipava também foi a cerveja oficial do Olinda Beer, o maior pré-Carnaval de Pernambuco, que reuniu cerca de 70 mil pessoas uma semana antes da folia. No interior de São Paulo, Itaipava foi a cerveja exclusiva do OBA Festival, em São José do Rio Preto, o maior Carnaval do Estado, no qual Itaipava é patrocinadora desde 2023. E, mais uma vez, a cerveja Petra foi a principal patrocinadora do Camarote Salvador, o maior e mais disputado espaço vip da cidade, assinando o palco principal dos shows, com uma privilegiada vista para a praia. Petra também foi a cerveja oficial do bloco da Banda Eva. A nossa marca cresce quase 25% ao ano e esteve presente ainda no Carnaval dos Sonhos em Belo Horizonte, e, em Pernambuco, no Carnaval Boa Viagem e nos tradicionais blocos Seu Antonio no Galo da Madrugada e Barchef.  Além disso, antes do Carnaval, Petra foi a cerveja oficial do CarnaUOL e do Bloco do Silva, em São Paulo. Já o nosso energético TNT esteve presente no Camarote Essepê, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e no camarote Villa, em Salvador. No pré-Carnaval, TNT foi o energético oficial dos Ensaios da Anitta, na capital paulista. E, em todas essas ativações, tivemos o cuidado de produzir espaços e ambientes que gerassem uma experiência diferenciada no público, onde ele pudesse degustar os nossos produtos enquanto curtia aqueles momentos de festa e descontração”, detalha.

 

Já como balanço de todas essas ativações da marca, o Gerente de Patrocínios do Grupo Petrópolis elucida que, “sempre que ativamos nossas bebidas em Camarotes e em grandes eventos, buscamos proporcionar ao público a experiência de degustação das nossas bebidas. Além disso, inovamos na forma como oferecemos os nossos produtos. Por exemplo, no Camarote Essepê, o público pode tomar uma exclusiva ‘Raspadinha TNT’, uma bebida inspirada no tradicional refresco de praia, que é servida em um copo transparente, feita com gelo triturado e o energético TNT. Além de repor as energias do folião, a aparência da bebida é linda, pois o gelo ressalta a cor viva de cada sabor do energético – como Pink Lemonade, Maçã Verde, Tangerina e Açaí com Guaraná. Foi um sucesso! Já nos Camarotes da Bahia, por exemplo, o folião tinha a possibilidade dele próprio ‘tirar’ o seu chopp, um self service em que ele servia o seu próprio copo. Assim, complementamos a degustação da bebida com a experiência de ser ele mesmo o ‘barman’. Além disso, servimos outras bebidas do portfólio nos espaços patrocinados por nossas marcas, como foi o caso do Cabaré Ice, no Camarote Villa, em Salvador. Dessa forma, mais uma vez, este ano, marcamos presença com as nossas marcas em alguns dos eventos mais emblemáticos do Carnaval e o resultado disso pode ser medido pelo fato de Itaipava ter sido a marca de cerveja mais falada nas redes sociais durante o Carnaval 2025, comparada com outras marcas do mercado.  Isso se explica pela estratégia 360 que adotamos, que começa no patrocínio de alguns eventos emblemáticos, passa pela ativação de espaços exclusivos que proporcionam experiências de marca diferenciadas e também inclui a nossa experiência na geração de conteúdo para as marcas, levando influenciadores para esses espaços para fazerem postagens, o que gera um grande engajamento e ainda a repercussão na mídia. A nossa estratégia é reunir o máximo de eventos em diferentes Estados, em que o público possa fazer uma experimentação das nossas bebidas, para que, depois do Carnaval, ele vá até um supermercado, bar ou qualquer ponto de venda e peça o nosso produto, gerando consideração para as nossas marcas”, finaliza.

 

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