Mundo di Chocolate: conheça a rede de quiosques especializada em fondue

 

O chocolate é uma paixão mundial. Seus sabores irresistíveis e diferentes formatos encantam as pessoas e tornam esse um dos produtos mais populares do mercado de alimentos. Não é atoa que, anualmente, os brasileiros consomem 3,9 quilos dessa delícia, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

 

O mercado de food service, por exemplo, tem se destacado com inovações que trazem o chocolate como um dos principais ingredientes do cardápio. Docerias, cafeterias e restaurantes identificaram nesse produto um aliado para atrair um público que é exigente, mas que está disposto a experimentar novidades.

 

E foi pensando em unir essa guloseima que é paixão nacional com a vontade de empreender que nasceu a rede de quiosques Mundo di Chocolate, especializada em self-service de fondue. Com 50 unidades espalhadas pelo país, a empresa alcançou um faturamento de 17 milhões de reais em 2024.

 

A Rede Food Service conversou com a CEO do negócio e traz todas as informações sobre a empresa que vem se destacando no mercado de alimentação fora do lar. Vem!

 

O nome por trás do negócio

 

Formada em Gastronomia pela Escola de Gastronomia Carême, Vannessa Macena, de 33 anos, é CEO da Mundo di Chocolate. Chef especialista em Gelatos pela ICIF Escola Francesa e Chef Chocolatier pela Chocolate Academy School, ela sempre foi apaixonada por inovação e por criar experiências únicas para as pessoas.

 

“Além de liderar a Mundo di Chocolate, gosto de viajar para explorar novas culturas gastronômicas e buscar inspirações para os nossos produtos. Também dedico tempo a ler sobre tendências de mercado e, claro, saborear muito chocolate”, declara.

 

Criação e funcionamento das franquias

 

Fundada em 2006 na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a Mundo Di Chocolate nasceu da vontade de criar um modelo de negócio que unisse qualidade, inovação e uma experiência diferenciada. Na visão de Vannessa Macena, o chocolate é um alimento que conecta pessoas e cria memórias afetivas. Foi a partir dessa premissa que a rede de franquias deu os primeiros passos. O diferencial? Ela explica.

 

Mundo Di Chocolate – Foto: Divulgação

 

“O conceito do self-service de fondue, por exemplo, foi inspirado na ideia de dar mais autonomia ao cliente e torná-lo parte ativa da experiência. A escolha do nome ‘Mundo di Chocolate’ reflete essa ideia de um universo onde tudo gira em torno do chocolate, da inovação e do sabor. Queríamos que o nome fosse facilmente identificado com o nosso propósito e, ao mesmo tempo, tivesse um apelo internacional, já que nosso objetivo sempre foi expandir para além do Brasil”, diz Vannessa.

 

Com uma proposta de oferecer chocolate premium de padrão europeu, com alto teor de cacau e sem gorduras trans ou hidrogenadas, a empresa decidiu explorar o mercado de franchising em 2009 com o objetivo de expandir o conceito da marca e permitir que mais empreendedores se conectassem à sua missão.

 

Cardápio

 

O cardápio da Mundo Di Chocolate foi cuidadosamente elaborado para oferecer um mix de produtos que agradasse diferentes paladares e momentos de consumo. Buffet de frutas frescas da estação, chocolate premium, gelatos 100% naturais e açaí original com um diferencial: você monta o seu próprio fondue, criando assim as mais saborosas combinações.

 

MundoChocolate5
@mundodichocolateoficial

 

“Desde o início, focamos em qualidade e inovação. Trabalhamos com gelatos naturais, açaí, fondues e até opções de presentes. Os fondues e os sorvetes são nossos carros-chefes, mas produtos como o açaí também têm conquistado muito espaço. Essa diversidade de produtos é, sem dúvida, um grande diferencial. Ela nos permite atender diferentes públicos e ampliar as oportunidades de venda, tornando a experiência do cliente ainda mais completa”, destaca Vannessa Macena.

 

MundoChocolate6
@mundodichocolateoficial

 

Entre alguns sabores da marca, você encontra o fondue di Ovomaltine Rocks, fondue di Fini, fondue di Kinder Ovo, Fondue di Clássico, além do Espeto di Fondue. Na parte de gelatos, sabores como Abacaxi e Manga, Morango e Banana e Manga Cremoso estão prontos para serem saboreados.

 

Como ser um franqueado

 

O processo para se tornar um franqueado da Mundo Di Chocolate é simples. “Basta entrar em contato conosco através do nosso site oficial ou redes sociais. Nossa equipe comercial entrará em contato para apresentar a proposta e acompanhar todo o processo, desde a escolha do ponto até a inauguração”, diz Vannessa Macena.

 

Segundo ela, ser franqueado da rede de quiosques significa fazer parte de uma marca consolidada, com anos de história e um modelo de negócio testado e aprovado. “Oferecemos inovação constante, suporte integral e um modelo que alia simplicidade operacional a alta lucratividade”, afirma.

 

Entre os modelos de franquia disponíveis estão o Quiosque Express, Quiosque Smart e o Quiosque Premium, todos voltados para fazer parte de hipermercados, galerias, atacarejos ou shoppings de pequeno porte.

 

“Nosso modelo de negócio é replicável e oferece alta rentabilidade, o que o torna ideal para o formato de franquias. A estimativa de faturamento anual por unidade pode variar conforme a localização, mas as nossas unidades maduras alcançam, em média, de R$ 45.000,00 a R$ 80.000,00 mensais”, detalha.

 

No dia a dia, o negócio funciona com base em uma operação simples e bem estruturada, segundo Vannessa. Oferecendo um mix de produtos de alta aceitação e equipamentos exclusivos que facilitam a operação. Além disso, oferecem suporte completo aos franqueados, desde treinamentos até ações de marketing.

 

Planos futuros e dicas

 

A rede de quiosques especializada em fondue de chocolate tem grandes planos para o futuro, como o desenvolvimento de modelos de negócio mais acessíveis, a exemplo de mini carrinhos e quiosques express, a fim de atender um público mais diversificado.

 

“Em relação ao cardápio, estamos sempre atentos às tendências e à inovação. Pretendemos ampliar nossa linha de novos produtos, fondues e sorvetes com sabores sazonais, além de lançar mais opções da linha Tita’s Gifts. (Produtos para presente). Nosso objetivo é continuar surpreendendo os clientes com novas experiências e sabores”, conta Vannessa Macena.

 

Para quem deseja investir no mercado de franchising, Vanessa tem um conselho: “escolha uma marca que ofereça suporte estruturado e invista no seu aprendizado constante. No segmento de food service, a qualidade dos produtos e a experiência do cliente são fundamentais, mas o sucesso também depende de uma boa gestão financeira, de pessoas e de marketing. Além disso, esteja preparado para inovar e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. O setor de alimentação exige agilidade e visão estratégica. E, acima de tudo, acredite no seu potencial e na força de construir algo grandioso”, conclui.

 

Confeitaria brasileira: inovações, sabores e tendências para 2025

O post Mundo di Chocolate: conheça a rede de quiosques especializada em fondue apareceu primeiro em Rede Food Service.

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 2142
pt_BRPortuguese