Mesmo com intimidade e sintonia, momentos inesperados podem acontecer durante o sexo – causando desconforto. Ruídos involuntários, dificuldades físicas e diferenças de desejo podem ser algumas dessas situações. Porém, o problema não está no constrangimento em si, mas na forma como o casal lida com ele.
“Rir da situação é uma excelente maneira de lidar com isso porque transforma momentos embaraçosos em lembranças divertidas. Falar abertamente sobre o que aconteceu também é fundamental, pois permite que ambos compartilhem sentimentos, criando um espaço seguro para a comunicação” explica a sexóloga Claudia Petry.
Para ela, o silêncio não é um caminho possível e a “perfeição” na hora da transa vem da nossa imaginação. Aliás, se reconectar com o parceiro após a sensação de vergonha é simples: “utilize toques reconfortantes para ativar a conexão emocional e física. Se a situação ficar tensa, sugira uma pausa para relaxar ou revisite momentos íntimos positivos.”
Situações embaraçosas no sexo
1. Flatulência
Se ocorrer uma flatulência, não entre em pânico! Rir da situação pode ajudar a aliviar a tensão e mostrar que todos somos humanos. “Aproveite o momento para fazer uma piada leve para deixar a situação mais descontraída”, afirma a especialista.
2. Problemas de ereção ou excitação
Se surgirem dificuldades com ereção, comunique-se de forma aberta. Dizer “Isso acontece, não se preocupe” ajuda a aliviar a pressão. “Lembre-se de que a intimidade vai além do sexo e que momentos de vulnerabilidade podem fortalecer a conexão entre vocês”, comenta.
3. Dificuldades em encontrar a posição certa
Quando uma posição não funciona, rir da situação e fazer ajustes juntos é fundamental. Não hesite em experimentar novas posições ou fazer uma pausa para se reconectar. Conversar sobre preferências antes de iniciar também pode tornar tudo mais confortável e divertido.
4. Ruídos inesperados (como estalos da cama)
Se a cama fizer barulho, use o humor novamente para lidar com isso e manter a atmosfera leve.
5. Nervosismo de um dos parceiros
Se um dos parceiros estiver nervoso, é importante tranquilizá-lo. “Acolha o que ele está sentindo para reduzir a ansiedade e criar um ambiente mais relaxado”, explica Claudia.
6. Câimbras ou desconforto físico
Se surgir uma câimbra ou desconforto, não hesite em fazer uma pausa. Lembre-se de que é normal precisar de um momento para se ajustar.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.