A arte de imaginar – Denise Fraga fala sobre suas reinvenções artísticas

No meio artístico não é incomum ver personalidades transitando em diferentes áreas: cinema, teatro, televisão, dublagem e, mais recentemente, o universo digital. Para Denise Fraga, essa pluralidade sempre foi parte da carreira.

A multiartista, conhecida por trabalhos marcantes como O Auto da Compadecida (1999) e a novela Um Lugar ao Sol, também já se aventurou pela literatura, lançando um livro autobiográfico em 2010.

Em 2023, Denise aceitou mais um desafio: narrar a versão em audiolivro de Orgulho e Preconceito (1813), clássico de Jane Austen, em parceria com a plataforma Audible. Durante sua passagem pela Bienal do Livro do Rio de Janeiro, conversamos com a atriz sobre esse novo momento da carreira, as transformações no audiovisual e os seus próximos projetos.

Do palco à voz: o desafio dos audiolivros

Questionada sobre como foi migrar das mídias tradicionais para o universo dos audiolivros, Denise revelou que sempre teve uma forte relação com a narração sonora. Ela nos conta que sempre foi fã de radionovelas, pois era uma forma que tinha de acessar a dramaturgia sem abrir mão de sua imaginação, ponto que enxerga como um problema da nossa atualidade.

“Uma das crises da nossa contemporaneidade é que estamos diante de tantas imagens e telas, que estamos comprometendo a nossa capacidade de imaginar. As pessoas também estão lendo muito pouco, eu acho que a literatura é a coisa que mais exercita”, afirma.

Segundo dados de mercado, o consumo de audiobooks já demonstra números expressivos em todo o mundo, e Denise acredita que a narração é uma forma potente de ampliar o acesso à literatura. “A voz de alguém te faz desenhar imagens que são só suas”, explica.

Continua após a publicidade

A atriz viu sua paixão por rádionovelas se conectar com o trabalho de narraçãoMonomito Filmes/Divulgação

Novas oportunidades e formatos para atores

A atriz também nos conta que este também é um novo cenário de oportunidades para atores em início de carreira. O universo do audiovisual está mudando, e os artistas também estão tendo que se reinventar para acompanharem as novidades. Denise inclusive tem explorado novos projetos para além dos tradicionalmente reconhecidos.

Entre essas iniciativas está a websérie que Denise vem desenvolvendo para as redes sociais, gravada nas ruas e abordando o que ela chama de “jogo de desumanização”. O projeto pode ser acompanhado pelo Instagram da artista.

Próximos passos

Além da websérie, ela nos adiantou detalhes sobre seu novo filme, Sonhar com Leões, que promete abordar a questão da eutanásia humana de forma sensível. “É uma comédia, mas que não tira a dor do momento”, resume.

Continua após a publicidade

Ao final da conversa, ficou evidente que Denise Fraga encara as transformações do meio artístico como parte natural da trajetória. As mudanças são inevitáveis em qualquer área, e cabe a cada artista ressignificar e se reinventar diante dos processos que chegam.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Dicas do Beto
Dicas do Beto
Artigos: 4023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese