O Bar da Dona Onça está em festa! A chef Janaína Torres antecipou as celebrações dos 18 anos da casa e lançou uma nova experiência gastronômica com o menu “Celebrar, Ousar e Amar”. A proposta de Janaína – eleita a melhor chef mulher do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants – é homenagear os pratos clássicos e aos sabores que marcaram a trajetória de seu primeiro negócio próprio, pioneiro no movimento de reviver o Centro de São Paulo, onde a chef nasceu e vive até hoje.
“A maturidade chegou para todos nós. O Bar da Dona Onça está quase chegando à ‘maioridade’, e eu cheguei aos 50. É hora de olhar para trás e celebrar o que construímos, mas também de buscar novos caminhos”, diz a chef.
O menu começa com um “ritual de boas-vindas”, no qual a jabuticaba, o porco e o mel se encontram em uma combinação que resgata a essência do Brasil, enquanto uma tábua de charcutaria brasileira de pequenos produtores – De Paula Charcutaria (Ibiuna) e Santo Cutelo Charcutaria (Sorocaba) – representa a fartura de ingredientes locais. No segundo passo, clássicos do Dona Onça para serem degustados com as mãos fazem sua aparição. O canapé de carne de onça, o pão com frango frito e os “salgadinhos do Brasil” convidam os clientes a mergulharem na história do bar, com um toque de nostalgia e prazer simples.

FOTO: Divulgação/Mauro Holanda
A homenagem à imigração italiana vem logo em seguida, em prato que destaca a riqueza dos pequenos produtores do interior paulista: um ravioli recheado de queijos brasileiros produzidos pela Queijaria Rima, de Porto Feliz, Pardinho Artesanal, de Pardinho, e Almeida Prado, de Bocaina. Como quarta etapa, a “Galinhada Modernista”, um xodó do Bar da Dona Onça, aparece em versão “mini”, com gema de ovo de codorna curado. A receita traduz a simplicidade e a elegância de uma comida afetiva, que sempre conquistou corações ao longo dos anos e virou um símbolo do restaurante.
Outro clássico, o filé ao molho de pimentas brasileiras acompanhado de purê de mandioca, completa o menu, em uma combinação potente e reconfortante que relembra a força dos ingredientes nativos e da culinária autenticamente nacional. A sobremesa é uma viagem aos sabores tropicais, unindo mandioca, água de coco e nata. E, para encerrar a experiência, café ou chá de ervas são servidos com os tradicionais docinhos brasileiros.

FOTO: Divulgação/Mauro Holanda
Bar da Dona Onça
Edifício Copan – Av. Ipiranga 200 – CJ 27 e 29 – Centro – São Paulo
Tel.: (11) 3257-2016
_______
FOTOS: Divulgação/Mauro Holanda
The post Chef Janaína Torres celebra 18 anos do Bar da Dona Onça com nova experiência gastronômica first appeared on GoWhere – Lifestyle e Gastronomia.