Marketing de Conteúdo Nutricional ou Científico. Essa é área de atuação de Priscila Gontijo Corrêa, de 32 anos, uma Nutricionista cujo dia a dia profissional é bastante diferente da tradicional rotina que muitos associam à essa profissão tão relevante no mercado food service.
Hoje em dia na liderança do Marketing de Conteúdo Científico da Puravida, uma empresa que nasceu com o propósito de facilitar a prática de um estilo de vida orgânico, a profissional sinaliza que trabalhar nessa área é desafiador. “Vida de Nutricionista que atua no Marketing Científico não tem nada de glamuroso. É um trabalho ainda pouco valorizado e que exige muito estudo e dedicação constante. Na verdade, o glamour está no ‘poder’ de auxiliar influenciadores e profissionais da saúde para promover a marca, bem como produtos, por meio do conteúdo que queremos passar. Muitas vezes, nos tornamos o ponto de referência para esses profissionais com milhares de seguidores e/ou pacientes. Dessa forma, mesmo que indiretamente, é possível impactar a vida de muitas pessoas por meio do conteúdo criados por nós”, partilha.
Em entrevista exclusiva a nós da Rede Food Service, a Nutricionista desvenda que “a vida profissional de uma Nutricionista que trabalha com Marketing Científico e Nutricional é cheia de possibilidades. Conseguimos atuar em vários setores da indústria de alimentos ou suplementos, prestando serviços como celetistas ou autônomos. Atualmente, devido ao meu esforço anterior, tive o privilégio de poder escolher trabalhar de forma mais estável e tranquila para cuidar melhor da minha vida pessoal. Então, eu considero a minha vida profissional adequada ao que procurei para mim. Hoje, sou celetista e consigo atender bem as demandas de uma empresa com um salário compatível ao meu estilo de vida. Mas, antes disso, a minha realidade profissional era bem movimentada. Eu trabalhava como celetista, buscando uma oportunidade melhor de crescimento e desenvolvimento, além de vários trabalhos extras autônomos que incluíam, em sua maioria, aulas, treinamentos e palestras. Fiz alguns em desenvolvimento de produtos e conteúdos quando não configuravam conflito de interesse com a empresa pela qual eu era CLT. Eu trabalhava muito, todos os dias, inclusive finais de semana”, destaca.
QUER CONHECER MAIS SOBRE PRISCILA CÔRREA?
Então, é só conferir na sequência:
- QUEM É PRISCILA CÔRREA?
- FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
- ROTINA COMO COORDENADORA DO SCIENCE HUB PURAVIDA
- DESAFIOS E SONHOS COMO COORDENADORA DO SCIENCE HUB PURAVIDA
- VISÃO DO MERCADO DE MARKETING NUTRICIONAL COMO COORDENADORA DO SCIENCE HUB PURAVIDA
- AVALIAÇÃO SOBRE A ATUAL INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SUA CARREIRA
- DICAS PARA QUEM DESEJA ATUAR COM MARKETING DE CONTEÚDO NUTRICIONAL OU CIENTÍFICO
QUEM É PRISCILA CÔRREA?
Noiva e grávida de seis meses de uma menina, Côrrea diz que “não há grande diferença entre o que eu sou dentro do trabalho e fora dele. Conteúdo sobre saúde e nutrição faz parte da minha formação e molda as minhas as opiniões pessoais. Dessa forma, permeia tudo, não só meu trabalho. Mas, é claro que o ambiente coorporativo exige uma Priscila um pouco mais séria e menos meiga, porém eu levo a mesma verdade que eu idealizo em ambos os ambientes. Eu costumo me definir como Nutricionista de formação, pesquisadora por paixão e professora por dedicação. Sou apaixonada por aprender e ensinar. O conhecimento me motiva, assim como os universos da comunicação e da saúde nutricional. Eu acredito no poder da nutrição personalizada e defendo o consumo de suplementos produzidos com qualidade e testados cientificamente para algum objetivo ou condição clínica”, se apresenta.

A Nutricionista acrescenta que, “por muitos anos, as minhas prioridades foram os estudos e a carreira. Eu sai de uma cidade pequena no interior de Minas Gerais e fui para São Paulo estudar. Morei 16 anos em São Paulo, fiz alguns amigos por onde passava, mas não era de sair muito. Então, só agora que voltei parra Minas (há quase dois anos) e que iniciei um relacionamento sério. No momento, eu estou noiva e grávida de seis meses de uma menina. Com o trabalho remoto e a qualidade de vida do interior, é fácil conciliar a vida profissional com a pessoal. Basta uma agenda organizada com prazos bem-negociados e factíveis de serem cumpridos”, sinaliza.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
Côrrea é formada em Nutrição e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Além disso, ela possui MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e especializações em Marketing Digital e Pesquisa e Desenvolvimento de Alimentos. “Eu estudei na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde cursei Nutrição e o Mestrado em Ciências. E foi na Universidade de São Paulo (USP) onde eu cursei um MBA em Marketing. Pela Universidade Rock Content, eu fiz especialização em Marketing Digital e, na Tracta Food School, outra especialização em Desenvolvimento de Alimentos. Eu iniciei no mercado de trabalho como Mestranda/Analista de Pesquisa Científica em um laboratório de imunologia e biologia celular na UNIFESP, onde eu também lecionava para graduação e pós-graduação e dava palestras. Depois, eu fui trabalhar em uma pequena empresa de suplementos chamada Vhita, a minha grande escola de Marketing de Conteúdo. De lá, atuei em empresas maiores de suplementos, como a Dux Company (antiga Dux Nutrition Lab) e Sanavita, até ir para a Puravida, após a aquisição da Nestle Health Science”, esclarece.

Também em relação às suas experiências profissionais, a Nutricionista complementa que “foi quando eu estava no mestrado que eu tive a oportunidade de trabalhar para uma pequena empresa de suplementos alimentares como propagandista. Nessa época, eu comecei a entender o universo do Marketing e da Publicidade. E, depois de uns meses trabalhando na rua, eu recebi um convite para ser internalizada como Analista de Marketing de Conteúdo, quando eu comecei a estudar a área e não parei mais. Eu aprendi muito sobre Marketing e Mídia Digital e o conhecimento acadêmico e em Nutrição apoiou o meu crescimento de Analista para a Coordenação. Mas, como essa empresa era pequena, eu não tinha muito mais para onde crescer. Então, me foi proposta abrir uma nova área de pesquisa e desenvolvimento de produtos que, até então, era terceirizada pelos fornecedores. Para mim, esse foi o momento mais empolgante. Criar uma área para desenvolver suplementos voltados a atender às necessidades do consumidor e desdobrar no material do produto depois, aplicando o conhecimento em conteúdo e SEO. Depois disso, a empresa passou por mudanças estratégicas e eu fui atrás de novas oportunidades em empresas maiores. Eu não tive dificuldade em encontrar um novo lugar para me desenvolver, porém não era comum ter o Nutricionista na área de desenvolvimento de alimentos, algo mais voltado para o Engenheiro de Alimentos. Portanto, acabei ficando apenas no Marketing de Conteúdo e, hoje, eu lidero a o Marketing de Conteúdo Científico na empresa que eu trabalho. É uma área que faz parte do Marketing, sendo responsável pelo abastecimento de conteúdo e criação de conhecimento aplicado a produto e brand. Também somos responsáveis pelos canais de divulgação de conteúdo mais técnico da marca, que são o Podcast, Blog e o Prime”, detalha.
Saiba quais são os principais eventos do food service em 2025 e monte o seu calendário
ROTINA COMO COORDENADORA DO SCIENCE HUB PURAVIDA
Como Coordenadora do Science Hub Puravida, Côrrea sinaliza que possui uma rotina híbrida, pois “eu atuo de forma coorporativa e remota. A sede da Puravida fica em São Paulo e eu moro no interior de Minas Gerais. Portanto, é uma rotina de trabalho celetista bem comum e confortável para o meu estilo de vida. Esporadicamente, vou a São Paulo para reuniões gerenciarias. E, de forma resumida, trabalho apoiando todo o conteúdo desenvolvido para as embalagens e canais de promoção da marca. Dessa forma, no dia a dia, eu estou em interface constantes com as áreas de Marca e Comunicação, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing de Categorias, Growth e Professional Marketing”, explica.
DESAFIOS E SONHOS COMO COORDENADORA DO SCIENCE HUB PURAVIDA
Já quando questionada sobre quais são os seus desafios e sonhos como Coordenadora do Science Hub Puravida, Côrrea assinala que “o meu desafio atualmente tem sido com a gestão de pessoas. Eu assumi uma área que veio de uma gestão anterior bem diferente da minha forma de trabalhar. Então, conquistar um time compatível com os objetivos da área tem sido o meu maior desafio. Já a minha meta a curto prazo é deixar a área responsiva e funcional até a minha saída de licença maternidade. E, de longo prazo, é tornar a área uma referência em Marketing de Conteúdo Científico. Não tenho sonhos, apenas penso, em algum momento, ter uma experiencia fora do país”, alega.
VISÃO DO MERCADO DE MARKETING NUTRICIONAL COMO COORDENADORA DO SCIENCE HUB PURAVIDA
Para Côrrea, “conhecimento é um ativo de marca. Portanto, o mercado para o Marketing Nutricional está em alta! Muitas companhias de alimentos e suplementos alimentares buscam por profissionais capacitados para atuar na criação de conteúdo. Entretanto, foi em 2018 que o Conselho Federal de Nutrição (CFN) reconheceu o Marketing como área de atuação do Nutricionista. Dessa forma, ainda são poucos os profissionais com capacitação e experiência na área. Requer os preparos básicos de conhecimento científico (saber explorar e validar boas fontes de informações) e experiência ou uma pós-graduação em Marketing, além de conhecimento sobre o negócio que pretende atuar. No meu caso, quando eu comecei, precisei entender bastante sobre conteúdo digital (não só como fazer, mas para quê) e mercado de suplementos alimentares, que era cheio de tabus e preconceitos mesmo no universo da Nutrição”, pontua.

A Coordenadora do Science Hub Puravida evidencia ainda que, hoje em dia, a alimentação ganhou outro conceito, uma vez que “as pessoas estão mais conscientes dos cuidados com a saúde por meio da alimentação para a prevenção de doenças e longevidade saudável, o que vai além do se alimentar por prazer ou necessidade de nutrição. Atualmente, as pessoas estão visivelmente mais preocupadas com a procedência e a função dos alimentos que consomem”, destaca.
AVALIAÇÃO SOBRE A ATUAL INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SUA CARREIRA
Para além da sua atuação na Puravida, Côrrea também tem “um projeto digital para oferecer serviços de pesquisa e conteúdo para os setores de Marketing e P&D de marcas ou indústrias de alimentos e suplementos alimentares. Porém, no momento, está em segundo plano devido meu momento de vida pessoal”, informa.
Inserida dessa maneira no universo das mídias sociais, a Nutricionista avalia que a influência dessas ferramentas digitais na sua carreira é positiva. “A rede que mais influenciou a minha carreira foi o LinkedIn. Por lá, eu me conectei a muitas pessoas que me inspiraram e ajudaram a chegar na empresa que eu queria. Para uma das empresas que eu trabalhei, inclusive, eu fiz um trabalho de conteúdo em Blog e YouTube que, hoje, já não está mais no ar, mas que também ajudaram a dar visibilidade para o meu trabalho como uma espécie de portfólio. Já o meu Instagram sempre foi pessoal e, pelo meu momento de vida atual, ele é fechado. Portanto, tem pouca influência na minha carreira”, sinaliza.
DICAS PARA QUEM DESEJA ATUAR COM MARKETING DE CONTEÚDO NUTRICIONAL OU CIENTÍFICO
Por fim, Côrrea deixa as seguintes dicas para quem deseja atuar com Marketing de Conteúdo Nutricional ou Científico assim como ela: “a melhor característica para se aprimorar nessa área é a dedicação ao estudo. É preciso estar sempre aberta para conhecer as novas ciências, principalmente, as de tecnologia de matérias-primas. Na faculdade, nós aprendemos muito sobre os alimentos e pouco sobre as tecnologias de extração de ativos. É um conhecimento que tem muito valor para a indústria. Outro ponto é procurar ter experiências antes de se capacitar e se capacitar de acordo com o cargo que ocupa. Não saia fazendo vários cursos e pós-graduações. Primeiro, entenda qual é a habilidade que mais vai te agregar. Pois, às vezes, isso pode te exigir um mestrado acadêmico, profissional, um MBA ou só uma especialização”, recomenda.
Carnaval com segurança Alimentar: o papel estratégico do controle de qualidade no food service
O post Priscila Côrrea: conheça a nutricionista que atua com Marketing de Conteúdo Nutricional ou Científico apareceu primeiro em Rede Food Service.