Dar consultoria gastronômica para operadores de restaurantes e franquias. Essa é a atual vida de chef de João Lucas Baggio Barreto Occhialini, de apenas 23 anos, o Chef João Lucas Occhialini, que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar com mais um exemplo do quanto que a atuação de quem estuda Gastronomia é diversa e importante para o aprimoramento e crescimento do mercado food service.
Atualmente como parte da equipe da Seara Food Solutions, João Lucas deu o pontapé inicial na sua carreira no ramo food service com apenas 14 anos ao participar do programa de televisão ‘Que Marravilha Chefinhos’, do canal GNT, com o Chef Claude Troisgros. E, hoje em dia, ele faz a diferença na vida de muitos empresários do ramo de alimentação fora do lar pelo Brasil a fora. “Atualmente, eu pertenço ao time de Chefs Consultores da Seara Food Solutions, onde prestamos um serviço de consultoria gastronômica para operadores de restaurantes e franquias. Elaboramos cardápio e produtos, além de fazemos treinamento para times de vendas de distribuidores parceiros. Eu desenvolvo também cardápios específicos para eventos como ‘Rock In Rio’, por meio dos quais passamos o conceito da marca para o produto final. E eu venho ainda desenvolvendo conteúdos para redes sociais de gastronomia (criação de conteúdo e eventos)”, partilha em entrevista exclusiva à nossa reportagem.
QUER CONHECER MAIS SOBRE A VIDA DE CHEF CONSULTOR DE JOÃO LUCAS OCCHIALINI?
É só conferir abaixo:
- QUEM É JOÃO LUCAS OCCHIALINI?
- FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
- ATUAL ROTINA, DESAFIOS E SONHO COMO CHEF CONSULTOR
- OUTROS PROJETOS E MOMENTOS MARCANTES DE CARREIRA
- VISÃO DO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF CONSULTOR
- DICAS PARA QUEM DESEJA SER CHEF CONSULTOR
QUEM É JOÃO LUCAS OCCHIALINI?
Solteiro e sem filhos, João Lucas é carioca e se considera “quase um frequentador de carteirinha de praia. Eu amo praia e um dos meus programas preferidos é acordar cedo, ‘pegar uma praia’ em São Conrado e, depois, comer uma picanha no Braseiro da Gávea, um dos meus restaurantes preferidos da cidade. E, sempre que eu posso, gosto de descontar toda a energia e pressão na academia, algo que virou extremamente importante na minha vida. Afinal, como eu trabalho com criatividade, é necessário equilibrar bem a balança de vida pessoal e profissional. Assim, as minhas execuções ocorrem no meu horário de trabalho, mas as minhas ideias e criações, normalmente, veem quando estou em momento de lazer, relaxado”, relata.
Em relação à sua vida profissional, o Chef Consultor divide que “eu sou um reflexo da minha vida pessoal, porém com acréscimo de alguns protocolos super necessários, como pontualidades e proatividade. Eu tive o privilégio de trabalhar cedo e isso ajudou a moldar o profissional que eu sou hoje. Eu me formei e trabalhei em restaurantes franceses, tive oportunidade de beber na fonte da gastronomia clássica e, por isso, gosto muito da forma de construir sabores, normalmente, bem intensos. Sou apaixonado pela culinária brasileira como um todo, do arroz com feijão e um sarapatel, o nosso clássico refogado com bastante alho e temperos como o coentro. A minha cozinha é uma mistura de Brasil, França, com uma pincelada oriental”, define.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
João Lucas é graduado em Gastronomia pela Le Cordon Bleu, “escola de cozinha clássica francesa e fiz também um curso de Gastronomia Basca na Faculdade Basque Culinary Center, em San Sebastian, na Espanha”, compartilha.

Como já adiantado pelo próprio Chef Consultor, o seu contato e as suas experiências com o universo food service começaram quando ainda era um pré-adolescente, sendo que, “desde criança, eu sempre estive perto da cozinha e sempre gostei muito de fazer comida. E, aos 14 anos, após gravar o programa de televisão ‘Que Marravilha Chefinhos’, com Claude Troisgros, que era o meu ídolo maior, tive a facilidade em estagiar e ter vivências dentro de cozinhas profissionais”, relembra.
ATUAL ROTINA, DESAFIOS E SONHO COMO CHEF CONSULTOR
Sobre a sua atual rotina como Chef Consultor, João Lucas desvenda que “é 10% glamour e 90% trabalho duro, sendo diferente dos demais Chefs de Cozinha. Eu visito muitos clientes e, todo dia, eu estou em um local diferente, trabalhando em projetos diferentes entre si, seja montando cardápios, desenvolvendo novos produtos, dando treinamento e/ou assessorando eventos que estamos presentes. Eu gosto muito dessa rotina dinâmica e diversificada. Para mim, vida de chef é uma vida super dinâmica, com muitas demandas e desafios. Hoje, apesar de não estar mais atrás do balcão em uma brigada de cozinha, a pressão não deixa de acontecer. Acredito que ter uma vida de chef não e só sobre o trabalho, mas também o que você faz depois dele. É também sobre o tempo que tiro para me inspirar em novas ideias, indo a restaurantes, conversando sobre gastronomia com pessoas da área ou não, quebrando a cabeça para entender os pontos de vista das pessoas sobre refeições. Viver isso de fato, apesar de não estar necessariamente em uma cozinha, é a minha vida de chef”, explica.

E assim como qualquer profissional atuante no segmento de alimentação fora do lar, o Chef Consultor alega que, mesmo sendo realizado com o seu atual cargo e funções, também enfrenta alguns desafios diários, como “entender profundamente o perfil de cada operador em que vou prestar consultoria para poder desenvolver pratos inovadores dentro da mentalidade e conceito de um estabelecimento já existente. E isso é bem diferente de criar pratos inspirados dentro dos meus gostos e experiências”, pontua.
Já quando questionado sobre qual é o seu atual sonho, João Lucas divide que é “crescer cada vez mais na área de alimentos, seja montando a minha própria empresa ou prestando serviço. E, hoje em dia, a minha única certeza é que eu sempre estarei envolvido com a gastronomia”, assegura.
OUTROS PROJETOS E MOMENTOS MARCANTES DE CARREIRA
Para além da vida de Chef Consultor, João Lucas possui alguns projetos pessoais/profissionais que, segundo ele, “ainda estão em processo de idealização. Hoje, eu me inspiro bastante no Chef David Chang e consigo pegar diversas ideias que se casam com os produtos que a indústria tem para oferecer. E o chef que mais respeito é o Claude Troisgros, por quem é e por tudo que fez pela gastronomia brasileira. E, para mim, hoje em dia, as mídias sociais na minha carreira são essenciais, pois as utilizo para expor o meu trabalho, as minhas receitas, a minha forma de pensar como Chef. São uma vitrine de quem eu sou no profissional e no pessoal”, realça.

Como os momentos mais marcantes da sua carreira até hoje, o Chef Consultor destaca que foi quando “eu ganhei quatro estrelas no programa de televisão que ‘Que Marravilha Chefinhos’ e, sem dúvida nenhuma, nos meus primeiros eventos com 16 anos, quando eu assumi a cozinha, lidei com todos os imprevistos, liderei uma equipe pela primeira vez e entreguei todos os pratos no mesmo padrão, o que foi bem desafiador e me ajudou a ser o Chef que sou hoje”, assinala.
VISÃO DO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE COMO CHEF CONSULTOR
Na concepção do Chef Consultor da Seara Food Solutions, o atual mercado food service “é cheio de oportunidades e desafios. Atualmente, o consumidor final está, cada vez mais, querendo novas experiências e inovações e é papel do restaurante atender a essa demanda. E o papel da indústria é o de auxiliar o restaurante por meio de soluções que entregam otimização da operação e inovação. Nesse contexto, eu acredito que, para trabalhar no food service, requer estar sempre muito bem atualizado nas tendências de consumo e da operação”, alerta.

O Chef Consultor complementa que, no segmento de alimentação fora do lar, “os conceitos estão sempre se atualizando. Hoje, por exemplo, as pessoas não se alimentam mais apenas por necessidade, mas sim para apreciar cada garfada. Mas, antes, valorizávamos muito os ingredientes e receitas de outros países. Atualmente, enxergarmos o mesmo valor em ingredientes brasileiros. Por isso, eu acredito que, com a evolução do conteúdo da gastronomia, tanto nas redes socias, quanto em programas de televisão, a população passou a ver mais valor nas suas refeições, buscando cada vez mais algo que conforte ou que traga experiencias novas e inusitadas”, sinaliza.
DICAS PARA QUEM DESEJA SER CHEF CONSULTOR
Por fim, João Lucas deixa as seguintes dicas para quem deseja ser Chef Consultor assim como ele: “estagie, trabalhe e coloque muito a mão na massa. Tenha em mente que o dia a dia dentro da cozinha te desenvolve em diversas áreas importantes para ser um bom cozinheiro. E é isso que te ensina a lidar sobre pressão, gestão de estoque da sua própria praça, logística, como lidar com seu superior, criar receitas, macetes que um curso não vai te ensinar. Um bom curso vai te especializar, mas a prática é fundamental”, aconselha.
Na Rede Food Service é assim! Toda semana, compartilhamos com você histórias reais do que é uma vida de chef e suas diferentes atuações. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer Augusto Garcia: um profissional que garante que a vida de chef não é o que atualmente é postado no Instagram.
O post Vida de Chef Consultor? É com João Lucas Occhialini! apareceu primeiro em Rede Food Service.